Hoje é comemorado o dia do Músico.
A escolha da data é uma homenagem a Santa Cecília, padroeira dos músicos e da música sacra. A história conta que Cecília era uma jovem muito bela da nobreza romana que gostava muito de cantar hinos de pureza e tinha consagrado sua castidade a Cristo .
Foi prometida em casamento a um jovem pagão chamado Valeriano que disse que respeitaria sua vontade caso provasse a existência de anjos. Cecília teria conseguido a conversão do esposo e do cunhado e o anjo teria aparecido para ele e entregue duas coroas: uma para a jovem e outra para ele, símbolo do martírio que estaria por vir. Valeriano foi morto por confessar sua fé em Cristo, e em seu enterro Cecília foi presa e se negava a fazer sacrifícios aos deuses chamados de pagãos. Decidiram matá-la asfixiada. Mas ela cantou e o canto a salvou. Seus carrascos decidiram por decapitá-la e Cecília cantou até o último minuto de sua vida. Em suas atas é possível ler a seguinte declaração "“Enquanto ressoavam os concertos profanos das suas núpcias, Cecília cantava no seu coração um hino de amor a Jesus, seu verdadeiro Esposo”.
Daí se concluiu que ela seria a padroeira dos músicos, em algumas aparições estaria acompanhada por anjos e sempre de posse de um instrumento musical. Coincidentemente era o nome da minha bisavó.
Ser músico no Brasil não é uma missão fácil. São anos de estudo, de amor, dedicação e o reconhecimento infelizmente ainda é pouco. Aliás, o país ainda não se deu conta da riqueza de sua arte.
Mas hoje é dia de celebrar. Viva os músicos. Sem vocês o mundo não teria menor graça.
Essa música de Oswaldo Montenegro é a escolhida para celebrar o Dia do Músico.
Comentários
Postar um comentário