Hoje o dia amanheceu triste. Ao menos aqui chove torrencialmente.
Confiro as notícias.
O site do jornal O Estado de São Paulo traz que na madrugada de hoje aos 77 anos partiu o músico Nelson Freire.
Considerado o maior pianista do Brasil e um dos 5 maiores do mundo o mineiro nascido em Boa Esperança mostrou aos 3 anos a que veio: deixou a família boquiaberta ao reproduzir no piano tocando de memória (ou de ouvido como popularmente falamos) as peças que a irmã mais velha costumava estudar.
Em seu primeiro recital (aos 5 anos!!!!) apresentou a "Sonata para piano em lá maior" de Mozart.
Sua habilidade e genialidade no instrumento eram fascinantes e foram o passaporte para que o músico conquistasse o mundo todo. Se apresentou em grandes concertos com orquestras como: Berliner Philharmoniker, Royal Concertgebouw Orchester, Rotterdam Philharmonic Orchestra, Rundufunk Orchester, Royal Concertgebouw Orchesther, Rotterdam Philharmonic Orchestra, Orquestra Sinfônica de São Paulo, Sinfônica do Pará, Israel Philharmonic, Orchestre de Paris, Orchestre Nacional de France, Orchestre de Monte Carlo, Baltimore, Chicacho, Boston, Cleverland, Los Angeles, Montreal, Nova York, Filadélfia.
Sua arte pode ser encontrada nas plataformas digitais ou em seu canal no YouTube e obrigatoriamente deveria ser reverenciada por todos os brasileiros.
Deixo hoje uma de minhas favoritas por seu piano único: Clair de Lune de Debussy.
Comentários
Postar um comentário