Este é o mote da Casa do Jequitibá, inaugurada há pouco mais de um mês no largo do Bom Jesus, no centro de Mogi das Cruzes. O espaço foi criado para a realização de exposições, shows, espetáculos e outras atividades realizadas por artistas mogianos e convidados.
De acordo com Paulo Betzler, músico e gestor cultural responsável pela casa é um espaço criado especialmente para os artistas, tanto que o valor cobrado pela entrada é repassado totalmente para eles.
" É cobrada uma entrada. Por ser um espaço de cultura, com exposições e música ao vivo o repasse é de 100 % para quem se apresenta na Casa", conta Paulo.
As pessoas que visitarem a Casa do Jequitibá, que antes abrigava o Espaço Canto de Cabocla gerido por Sandra Vianna também terão a oportunidade de conhecer a coleção de discos de Betzler que conta com mais de 100 discos e com obras gravadas em Mogi ou de artistas da cidade. Será possível manusear os encartes como em uma biblioteca.
O músico conta ainda que o balanço após um mês de funcionamento é positivo, com a aprovação dos frequentadores da espaço, que compreenderam a proposta criada especialmente para apreciadores das artes em seus diversos aspectos.
" O balanço foi muito positivo. Aproximadamente 30 músicos e musicistas se apresentaram neste período, duas exposições, além do acervo pessoal.", comemora o gestor.
Ainda de acordo com as exigências do protocolo exigido pela pandemia a casa que tem capacidade para 100 pessoas funciona com público reduzido.
A casa que oferece ainda um cardápio especial- porções, panquecas e comida vegetariana recebeu este nome por um motivo muito especial. O Jequitibá que há 98 anos está na praça do Largo do Bom Jesus faz sombra na casa e é referência para os moradores de Mogi das Cruzes.
“É uma forma de homenagear a Sandra Vianna, que me passou o bastão. E o Jequitibá talvez seja símbolo de tudo isso. Quando a gente fala de árvore, fala de raiz. E não existe povo que não tenha a raiz para a seguir na sua cultura, sua arte. Isso é fundamental para a sobrevivência do ser humano. É a prova que o homem não vive só de pão e água. Ele precisa da arte”, finaliza Betzler.
Serviço
Casa do Jequitibá
Rua Barão de Jaceguai número 914, Centro de Mogi das Cruzes
Instagram: @casadojequitiba
Comentários
Postar um comentário