Ser uma cantora de sua geração que fortaleça a importância do blues, jazz e da bossa por onde passar. Este é o objetivo de Andresa Souza, a segunda estrela do "Especial Blues Dellas".
A belíssima jovem de 35 anos nascida em Ceilândia do Norte mas residente no Distrito Federal desde bebê começou a cantar ainda na infância, nos encontros realizados por sua família.
"Eu já cantava desde pequena, na igreja, em pequenos encontros de família, casamentos de primos, mas então Comecei a cantar em casamentos em empresas, como freelancer, enquanto trabalhava e estudava Direito, então tomei muito gosto pela música, e abri uma empresa musical para trabalhar profissionalmente", conta a cantora.
Porém a artista que tem como referências Etta James; James Brown; Nina Simone; Louis Armstrong, Nat King Cole; Ella Fitzgerald -referências mundiais de vozes do jazz e blues e de grande representatividade no ativismo nos direitos civis dos negros- não imaginava que passaria por um episódio muito triste em sua vida. Foi vítima de injúria racial enquanto se apresentava em um restaurante num bairro de classe média alta em Brasília.
"Fui interrompida por uma cliente que após pedir uma música e eu ter cantado, veio me dizer que eu havia errado letra da canção. E como se não bastasse, ela chegou a me bater no braço por duas vezes e disse que eu tinha que aprender a cantar. 'Essa negra precisa aprender a cantar', apontando que eu havia errado a letra, e colocou meu tom de pele como forma de ofensa", lembra Andresa
Mas sua grandiosidade e sua paixão pela música- que une e não segrega- somados às forças dos ídolos na música que a inspiram foram motes para que o episódio não prejudicasse sua carreira musical.
"Foi bem triste, mas a música me traz tanta luz e boas energias, que eu continuo cantando, e levando alegria pra onde vou", se emociona.
Para ela, o "Blues Dellas" que acontecerá no dia 10 de junho no Clube do Choro de Brasília será mais um momento de afirmação, de reconhecimento e concretização em sua vida.
" É mais uma etapa do reconhecimento, do bom trabalho. Além de ser uma honra imensa ter sido convidada para esse lindo momento! Fico imensamente feliz e honrada em participar!", celebra Andresa Sousa.
E hoje, Dia da África é com muito orgulho que apresento para vocês essa diva maravilhosa que a música me apresentou: interpretando "Samurai" do também incrível e meu " xodó" Djavan.
Que lindooooooooo!!! Amei demais!!
ResponderExcluir