Pular para o conteúdo principal

Blues in Rio começa amanhã!


Blues in Rio - bandas e músicos de diferentes partes do país se apresentarão nos 3 dias do Festival na Cidade Maravilhosa
Fotos: Divulgação


É sabido que durante o festival "Rock in Rio", a cidade do Rio de Janeiro fica cheia de pessoas que, na sua maioria, são amantes do 'Rock 'n" roll'. Muitas destas pessoas vagam pela cidade procurando por atrações que tenham a mesma linguagem e qual seria o precursor deste estilo?

O bom e velho blues. Pensando nisso a União Brasileira do Blues promoverá a partir de amanhã ( 1º de setembro) o Blues in Rio, festival com 3 noites de duração e 6 shows, com bandas especialmente selecionadas pela UBB.

"Temos experiência de que shows de blues nos dias do 'Rock in Rio' tendem a lotar as casas em que estes shows se dão. Além do público do "Rock in Rio", o 'blues' é um estilo muito bem aceito na cidade, principalmente por turistas de outros lugares do mundo, e também pelo carioca, pelo fluminense que sempre buscam por 'shows' de 'blues' pela cidade", adiantam os organizadores do evento.

Para os músicos que participarão do evento esta é uma oportunidade para divulgar o blues autoral no país, um meio tão restrito, uma vez que os bares de maneira geral preferem bandas que façam repertório de bandas já conhecidas do grande público.

" Encontramos dificuldade de espaço. Os outros estilos são muito difundidos hoje e o blues ficou a margem de tudo, nem existe uma playlist oficial no Spotify de blues brasileiro. Ele é muito esquecido, os artistas de blues não tocam nos festivais de música, ficamos fechados no nosso nicho e é um circuito que não consegue se expandir tanto. A gente quer tentar expandir as fronteiras mas encontra muita resistência. Até em projetos de editais quando se fala que é blues brasileiro encontramos rejeição. Temos artistas de muita qualidade mas não encontra espaço e não dão visibilidade", conta Danny Boy Bizzy que fará a abertura do evento amanhã.


Sobre a UBB

A União Brasileira do Blues é um coletivo formado por artistas e amantes do estilo ‘blues’. Estilo  presente em todo o Brasil. Dentre os amantes estão jornalistas, publicitários, produtores culturais, professores, gestores e técnicos de informática, dentre várias outras profissões. A UBB foi fundada em março/2021 e desde então vem  realizando eventos, em modo virtual, atuando frente a distribuidoras de músicas, elaborado projetos relacionados à educação e cultura e ainda criando oportunidades e formas de divulgação dos artistas e do estilo musical. Fazem parte do coletivo artistas que já possuem relevância nas regiões em que atuam, além de outros tantos apoiadores de várias regiões do Brasil.

Programação do Blues in Rio

Local : Rock Experience

Rua Riachuelo, 20 Centro do Rio de Janeiro

R$25,00

* Os ingressos estão podem ser adquiridos no link :https://www.sympla.com.br/evento/blues-in-rio-2022-01-09-2022/1684900


1/SET - QUINTA-FEIRA (LAPA)

 21h00 -Danny Boy Bizzy (RJ/RJ) 22h30 - Caravana Cigana do Blues (RJ/RJ) 

7/SET - QUARTA-FEIRA (LAPA) 

21h00 - Caru de Souza (Nova Friburgo/RJ) 22h30 - Roberto Lessa (CE) e Lucas Rocha (SP) 

9/SET - SEXTA-FEIRA (LAPA) 

21h00 - Pit Blues (RJ/RJ) 22h30 - Big Bat Blues Band (Vitória/ES)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centenário Inezita Barroso

  Centenário - pesquisadora de nossa cultura popular, Inezita reunia gerações em seu programa exibido todos os domingos pela TV Cultura Foto: Reprodução Itaú Cultural Ontem, dia 4 de março, foi celebrado o centenário de uma mulher, que enquanto esteve aqui, neste plano, viveu por e para a música brasileira: Inezita Barroso. Conhecida como  a "D ama da Música Caipira", por trinta anos  abriu as portas de seu programa Viola, Minha Viola, exibido pela TV Cultura, para receber artistas da velha e nova geração.  Nascida Ignez Madalena Aranha de Lima no ano de 1925 na cidade de São Paulo adotou o sobrenome Barroso do marido. Foi atriz, bibliotecária, cantora, folclorista, apresentadora de rádio e TV.  Segundo a neta, Paula Maia publicou em seu Instagram, foi uma das primeiras mulheres a tirar carteira de habilitação e viajou por todo país para registrar músicas do folclore brasileiro.  Recebeu da Universidade de Lisboa o título de honoris causa em folclore e art...

Para Lô...

    No dia de hoje nem tenho o que dizer ou escrever ao certo. Só sei que aprendi essa canção de Salomão Borges Filho ainda na infância, e já me tocava o trecho em que ele cantava: " se eu morrer não chore não, é só a lua..." Sim, foi a lua. Agora sei que te encontro lá toda vez que ouvir sua obra. Achei este registro de 2023, num dia que essa música estava na minha cabeça, pedindo para ser cantada. Ao mesmo tempo um bem-te-vi no muro começou a cantar. Nem ele resistiu à beleza de "Um girassol da cor do Seu Cabelo". Vai em paz Lô... Obrigada por tanto.

Go Back 80's celebra os 40 anos do Rock Brasil

    Rock Brasil - A Go Back 80's se apresenta no Clube do Choro  de Brasília nesta terça-feira levando o rock brasileiro da década de 80 para o público brasiliense                                  Foto: Estúdio Laborphoto      A década de 1980 foi determinante para a música brasileira. Foi neste período que surgiram as bandas de rock que fizeram história e firmaram o estilo musical no nosso país. Para homenagear os 40 anos do rock brasileiro, cinco músicos se reuniram para levar o bom e velho rock para todos os cantos. Nessa terça-feira, 10 de setembro, às 20 horas, a Go Back 80's se apresenta no Clube do Choro de Brasília com o show "40 anos de Rock Brasil". "A banda Go Back está em turnê pelo centro oeste, onde trás o show "40 anos de rock Brasil uma seleção de músicas e artistas que consagraram e edificaram esses estilo musical no Brasil. Uma forma de homenagem a este ...