Pular para o conteúdo principal

Blues in Rio começa amanhã!


Blues in Rio - bandas e músicos de diferentes partes do país se apresentarão nos 3 dias do Festival na Cidade Maravilhosa
Fotos: Divulgação


É sabido que durante o festival "Rock in Rio", a cidade do Rio de Janeiro fica cheia de pessoas que, na sua maioria, são amantes do 'Rock 'n" roll'. Muitas destas pessoas vagam pela cidade procurando por atrações que tenham a mesma linguagem e qual seria o precursor deste estilo?

O bom e velho blues. Pensando nisso a União Brasileira do Blues promoverá a partir de amanhã ( 1º de setembro) o Blues in Rio, festival com 3 noites de duração e 6 shows, com bandas especialmente selecionadas pela UBB.

"Temos experiência de que shows de blues nos dias do 'Rock in Rio' tendem a lotar as casas em que estes shows se dão. Além do público do "Rock in Rio", o 'blues' é um estilo muito bem aceito na cidade, principalmente por turistas de outros lugares do mundo, e também pelo carioca, pelo fluminense que sempre buscam por 'shows' de 'blues' pela cidade", adiantam os organizadores do evento.

Para os músicos que participarão do evento esta é uma oportunidade para divulgar o blues autoral no país, um meio tão restrito, uma vez que os bares de maneira geral preferem bandas que façam repertório de bandas já conhecidas do grande público.

" Encontramos dificuldade de espaço. Os outros estilos são muito difundidos hoje e o blues ficou a margem de tudo, nem existe uma playlist oficial no Spotify de blues brasileiro. Ele é muito esquecido, os artistas de blues não tocam nos festivais de música, ficamos fechados no nosso nicho e é um circuito que não consegue se expandir tanto. A gente quer tentar expandir as fronteiras mas encontra muita resistência. Até em projetos de editais quando se fala que é blues brasileiro encontramos rejeição. Temos artistas de muita qualidade mas não encontra espaço e não dão visibilidade", conta Danny Boy Bizzy que fará a abertura do evento amanhã.


Sobre a UBB

A União Brasileira do Blues é um coletivo formado por artistas e amantes do estilo ‘blues’. Estilo  presente em todo o Brasil. Dentre os amantes estão jornalistas, publicitários, produtores culturais, professores, gestores e técnicos de informática, dentre várias outras profissões. A UBB foi fundada em março/2021 e desde então vem  realizando eventos, em modo virtual, atuando frente a distribuidoras de músicas, elaborado projetos relacionados à educação e cultura e ainda criando oportunidades e formas de divulgação dos artistas e do estilo musical. Fazem parte do coletivo artistas que já possuem relevância nas regiões em que atuam, além de outros tantos apoiadores de várias regiões do Brasil.

Programação do Blues in Rio

Local : Rock Experience

Rua Riachuelo, 20 Centro do Rio de Janeiro

R$25,00

* Os ingressos estão podem ser adquiridos no link :https://www.sympla.com.br/evento/blues-in-rio-2022-01-09-2022/1684900


1/SET - QUINTA-FEIRA (LAPA)

 21h00 -Danny Boy Bizzy (RJ/RJ) 22h30 - Caravana Cigana do Blues (RJ/RJ) 

7/SET - QUARTA-FEIRA (LAPA) 

21h00 - Caru de Souza (Nova Friburgo/RJ) 22h30 - Roberto Lessa (CE) e Lucas Rocha (SP) 

9/SET - SEXTA-FEIRA (LAPA) 

21h00 - Pit Blues (RJ/RJ) 22h30 - Big Bat Blues Band (Vitória/ES)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Djavan e Eles

Pétala - dia de celebrar o cantor e compositor muso deste blog e de muitos outros poetas e escritores Foto: Tati Valente Dia de Djavanear o que há de bom. Os leitores do Falando em Sol já estão cansados de saber o apreço que tenho pela obra do alagoano Djavan Caetano Vianna, e que todo ano, esta data aqui é celebrada em forma de palavras. O que posso fazer, se Djavan "invade e fim"? Para comemorar seu 76º aniversário, selecionei cinco momentos em que ele dividiu cena com outros nomes da música popular brasileira. O resultado: um oceano de beleza. Tudo começou aqui. Este foi o meu primeiro contato com Djavan e tenho a certeza que de toda uma geração que nasceu nos anos 1980. Ele é Superfantástico! Edgard Poças...obrigada por isso... Azul é linda, amo ouvir e cantar até cansar...  Com Gal e Djavan então...o céu não perde o azul nunca... Esse vídeo foi em um Som Brasil, no ano de 1994. Desculpem, posso até parecer monotemática, mas Amor de Índio é linda. Mais linda ainda com est...

Bituca é Nosso!

Cara Academia do Grammy. Fica aqui nossa indignação pela forma como nosso Milton Nascimento foi recebido no evento de ontem. Sem mais, Tatiana Valente, editora responsável pelo Falando Em Sol.  

Centenário Inezita Barroso

  Centenário - pesquisadora de nossa cultura popular, Inezita reunia gerações em seu programa exibido todos os domingos pela TV Cultura Foto: Reprodução Itaú Cultural Ontem, dia 4 de março, foi celebrado o centenário de uma mulher, que enquanto esteve aqui, neste plano, viveu por e para a música brasileira: Inezita Barroso. Conhecida como  a "D ama da Música Caipira", por trinta anos  abriu as portas de seu programa Viola, Minha Viola, exibido pela TV Cultura, para receber artistas da velha e nova geração.  Nascida Ignez Madalena Aranha de Lima no ano de 1925 na cidade de São Paulo adotou o sobrenome Barroso do marido. Foi atriz, bibliotecária, cantora, folclorista, apresentadora de rádio e TV.  Segundo a neta, Paula Maia publicou em seu Instagram, foi uma das primeiras mulheres a tirar carteira de habilitação e viajou por todo país para registrar músicas do folclore brasileiro.  Recebeu da Universidade de Lisboa o título de honoris causa em folclore e art...