O tradicional “Quito Blues Festival” que acontece há 17 anos em Quito no Equador - está de malas prontas e chega ao Brasil em sua primeira edição nos dias 27 e 28 de Maio no Clube do Choro de Brasília, em Brasília - DF. Essa iniciativa é uma parceria entre o produtor e músico Carlos Patrício Recalde, equatoriano produtor geral do festival -que também acontece em outros paíseslatino-americanos como México, Argentina e Colômbia- e a banda brasiliense “Mandalla”.
Tudo começou ainda na pandemia, em 2020, quando o “Quito Blues Festival” aconteceu de forma remota e Thaise Mandalla realizou inscrição para participar. Desde então mantiveram contato. Foram feitas entrevistas online e, em 2022, na volta do evento presencial, a banda “Mandalla” foi a Quito participar presencialmente deste grande evento, a convite da produção. Foi tamanha identificação e admiração mútuas que, juntos, engajaram-se na ideia de trazer o festival também para o Brasil. Após algumas reuniões virtuais, a produtora Mandalla engajou-se em desenhar a possibilidade dessa primeira edição na cidade de Brasília, cidade natal da banda e produtora. Sem patrocínio nem apoios financeiros, o evento contará com dois dias de programação intensa de shows e oficinas voltadas para o universo do Blues.
Dentre as oficinas, no período vespertino, estarão os prestigiados Marlene Souza Lima falando sobre improviso no Blues; o mestre pela Universidade de Brasília - UnB - em História no Blues Alexandre Rocha falando sobre a mesma; Brenda Marques, de Belo Horizonte, explorando o tema poesia rítmica no Blues e, por fim, o produtor geral do evento, Carlos Recalde, trazendo o tema produção cultural na América Latina. Dentre as atrações noturnas estão bandas consagradas do estilo na cidade como “Brazilian Blues Band”, “HerJazz”, “Procurados Blues Band”, “Mandalla” e contará com a internacional “Latino Americano Blues Band”, composta por membros de países como Equador, Uruguaie Brasil. Para fechar o evento com chave de ouro, músicos do segmento Blues bem como os membros internacionais do evento irão apresentar uma jam session improvisando temas consagrados do estilo e confraternizando juntos a Música, a Cultura e a América Latina. Entre as atrações noturnas ainda haverá transmissão de vídeos sobre Blues e sobreo festival, assim como declamações de poemas ligados ao estilo musical a que o festival se dedica por Paulo Chapa, Wélcio de Toledo e Brenda Marques (BH).
O intuito de trazer este evento para Brasília - Brasil - é aproximar o país do circuito cultural da América Latina, com ênfase no cenário Blues, promovendo a confraternização entre os "hermanos" latinos assim como o intercâmbio do cenário cultural entre países vizinhos.
“Queremos promover o mesmo acolhimento e qualidade com os quais fomos recebidos em Quito, em Agosto de 2022, para os músicos e artistas que farão parte desta primeira edição do Quito Blues Brasil. A ideia é que ele aconteça anualmente e que, para as próximas edições, contemos com apoio financeiro do governo e demais iniciativas privadas. Esta primeira edição é um piloto do que está por vir! Contamos com vocês para enchermos o teatro e termos dois dias de muita festividade e alegria!”, afirma Thaise Mandalla, coprodutora do evento.
Segundo i músico e produtor André Lourenço, "em um ano, de ter a chance de representar o Brasil em Quito para, meses depois, podermos produzir a vertente brasileira do festival é um prazer enorme. Brasília é conhecida como um polo musical no Brasil, e o blues vem só crescendo. Temos excelentes músicos aqui, festivais próprios que têm crescido cada vez mais, e esse vem com o diferencial da ponte com a América do Sul, então nossa cidade também pode entrar no circuito de blues do Brasil".
O festival prevê bilheteria para cobrir os custos do evento e as vendas dos shows acontecem pela plataforma Bilheteria Digital, assim como as das oficinas pelo site do Clube do Choro de Brasília. Confira o serviço abaixo.
Para entrar no clima do festival e "sextar" em grande estilo confiram "Desabafo da Madrugada", novo vídeo da Mandalla, em parceria com o Refinaria Estudios. O vídeo lançado na última sexta-feira faz parte do Refinaria Sessions, um projeto audiovisual que promove artistas do Distrito Federal e do entorno.
Serviço
Quito Blues Brasil 2023
Local: Clube do Choro de Brasília
Programação e links para ingressos
Oficinas
27/5 - Sábado
16h - “História do Blues” com Alexandre Rocha
17h - “Poesia Rítmica” com Brenda Marques (BH)
28/5 - Domingo
16h - “Improviso no Blues” com Marlene Souza Lima
17h - “Produção Cultural na América Latina” com Carlos Patricio Recalde (ECU)
Local: Clube do Choro de Brasília
Valor por oficina: R$30,00
Limite de vagas: 40 vagas
Shows 27/5
27/5 Sábado
20h - Procurados Blues Band / Mandalla / Latino Americano Blues Band (ECU/URY/BRA)
https://www.bilheteriadigital.com/quito-blues-brasil-2023-27-de-maio
Shows 28/5
28/5 - Domingo
20h - HerJazz / Brazilian Blues Band / Jam Session
Local: Clube do Choro de Brasília
Preço por data: R$ 30,00
https://www.bilheteriadigital.com/quito-blues-brasil-2023-28-de-maio
Serviço “Quito Blues Festival 2023”
Comentários
Postar um comentário