Sei que ando um tanto sumida no meu #tbt aqui nesse blog. Peço mil perdões, mês de julho, férias, meninos em casa, trabalho dobrado e ainda aproveitei - carregando os meninos comigo- alguns dias para coletar histórias que em breve dividirei por aqui . Mas creio que vocês entenderão. Criei nesses quase três anos de blog um grupo de leitores que me visitam frequentemente e quando sumo, me procuram pra saber se está tudo bem. Não me lembro onde li que o escritor - no meu caso escritora- tem com seu leitor "quase" uma relação de amor. Carregamos aqueles que lemos nos nossos corações. Assim como carrego Guimarães Rosa, e em todos os momentos da travessia do rio da minha vida reflito sobre suas citações.
Como hoje, data na qual é comemorado o Dia da Amizade. Disse Guimarães em "Grande Sertão, Veredas" .:
"Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e os todos sacrifícios. Ou – amigo – é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por quê é que é."
É basicamente isso. Amigo é . Sinônimo de permanência, sem condicionais. Uma das manifestações de amor mais lindas que existem. Aceitar o outro exatamente como é. Estar ali para ser ouvido, sem julgar, ofertar colo, presença, o toque ou mesmo uma oração sincera. Já passei,ao longo desses meus quarenta e dois anos, por situações que me mostraram quando posso reconhecer um amigo, ou mesmo qual a amiga que eu gostaria de ser.
Numa dessas situações, tive uma amiga que se apaixonou perdidamente. Éramos muito jovens, estudantes de Letras e ela tinha encontrado seu príncipe encantado. Já tínhamos combinado com outra colega- e já explicarei o porquê do colega- de celebrar meu vigésimo aniversário no intervalo das aulas de Literatura Brasileira, mas o sapo, candidato a príncipe trabalhava em São Paulo e apareceria - num dia de folga- por Mogi para levá-la para jantar. Eu sabia o quanto ela tinha sonhado com aquele conto de fadas. Meu aniversário poderia ser celebrado em outra ocasião. Um dia antes ela me procurou, com um presente e tivemos uma longa e sincera conversa sobre o quanto estava feliz por vê-la apaixonada. Ela é do signo de peixes, uma sonhadora .E eu uma romântica de carteirinha. Decidimos que aquela conversa sincera ficaria guardada entre nós. Coisas de amigas.
No dia de meu aniversário fui com a outra colega e uma turma para a lanchonete e ela -escorpiana vingativa- soltou:
"É ... que bela amiga é a pisciana hein?! No dia do teu aniversário te deu o cano, nem apareceu para te dar um abraço", num ar crítico e cheio de veneno.
Eu apenas sorri. Sabia o que estava acontecendo e ali percebi, com quem poderia como dizia Guimarães, conversar de igual para igual, desarmada. E assim continua sendo. Mais de vinte anos depois. A colega escorpião fêmea, o rio da vida levou. A amiga peixe permanece. A amiga é.
E procurando uma música para dividir com vocês aqui nesta quinta da saudade me lembrei de uma muito especial :"You've got a friend", composta pela hitmaker Carole King para seu ex- amor James Taylor. Após o término do romance - Taylor era viciado em heroína - e para a tristeza dos fãs já que o namoro que era festejado teve seu fim, e Carole compôs essa belíssima canção sobre amizade. Quem quiser conhecer a história desta canção, leia esta matéria publicada na Revista Cláudia em julho de 2020- https://claudia.abril.com.br/coluna/ana-claudia-paixao-hollywood-cinema-series/um-hino-a-amizade-nascido-do-amor-mais-puro-e-eterno
Por aqui deixo esse videoclipe e os votos de um Feliz dia do Amigo para meus leitores/ amigos.
Comentários
Postar um comentário