Uma inglesa apaixonada pela cultura brasileira. Contei como conheci o trabalho da cantora Laura Doyle, de Liverpool nessa matéria, publicada em maio de 2021. De nome artístico Baiana ( de pronúncia na língua inglesa By- Anna), a cantora desde então vem realizando inúmeros trabalhos que tiveram como inspiração a música popular brasileira. Dentre eles, apresentações no Festival Ealing Jazz, fazendo a abertura do show de Gilberto Gil, durante sua excursão pelo Reino Unido no ano de 2022. Por doze semanas seguidas marcou presença na lista A (as dez mais aqui no nosso país) da playlist Jazz FM, com o single "Saudade Samba". Dia 22 de setembro chegou em todas as plataformas o álbum "Baiana", primeiro da artista inglesa de origens irlandesas.
Com a produção do percussionista e DJ Mark Snowboy- conhecido por seus trabalhos com Amy Whinehouse, Lisa Standfield, Simply Red, James Taylor Quartet - o EP traz onze faixas que trazem em suas essências a variedade do estilo musical de nosso país como "sambas ardentes" (assim denomina Laura), Bossa Nova, e que vão do Baião ao Jazz Fusion. Com letras em português e em inglês, Doyle traz para suas canções todo romantismo de cantoras das décadas de 40 e 50 como Peggy Lee e Julie London, e ainda assim é possível sentir claramente a expressão apaixonada do fado português de Amália Rodrigues sem deixar de lado suas inspirações brasileiras como Elza Soares, Gal Costa -que hoje completaria 78 anos- e Elis Regina.
E a Baiana que tem muito das cariocas, já chamou a atenção de artistas brasileiros com suas releituras de nosso cancioneiro em suas redes sociais, como a do cantor e compositor Ed Motta e do músico, compositor e cantor Marcos Valle. No dia de seu aniversário de 80 anos, a artista inglesa publicou em suas redes sua releitura de "Samba de Verão", música que conheceu pela novela "Laços de Família"- Laura também compartilha desta paixão nacional- e teve de volta o reconhecimento carinhoso de Valle.
" Fiquei emocionada. Marcos Valle é uma lenda da música e ' Samba de Verão' foi uma das primeiras músicas que fez com que me apaixonasse pela bossa nova e pela música brasileira. Que move minha vida inteira e me inspirou a seguir meus sonhos. Ele é um dos meus heróis musicais e pra ele dizer que gostou da minha versão. Puxa vida. Fiquei emocionada, mesmo", me contou a cantor via direct no Instagram.
E hoje, divido com vocês todo esse amor em forma de música. Uma de minhas favoritas desse álbum lindo: Paradise.
P.S- "Laura : come to Brasil!"
Comentários
Postar um comentário