A pandemia do Coronavírus deixou em muitos de nós as marcas de momentos devastadores. Tristeza, angústia, incertezas e o medo só eram superados por bons exemplos, pela fé e pela esperança que as artes nos traziam. Para alguns músicos como Thiago Fernando o momento foi de inspiração: com uma temática com momentos de introspecção, reflexões pandêmicas e suas consequências na atualidade, seus reflexos em nossa saúde mental, física e mental, nasceu o álbum "Me Curo" , com o single "Nú", lançado hoje, 22 de setembro em todas as plataformas.
"O projeto 'Me Curo' nasceu do contato com as poesias que foram se tornando música durante o período da pandemia, todas foram criadas, ou finalizadas durante o processo do "fique em casa" em diante. Para mim e minha família na ocasião foram cerca de oito meses em casa sem sair mesmo do apartamento devido ao nascimento do meu segundo filho em três de março de 2020, ficamos ali para salvaguardar a vida dele em meio a tanta desinformação e falta de assistência e vacina da ocasião! Por ele, por aquele presente em contato com as doenças mentais, físicas e espirituais, o contato com o medo; onde a música foi um esteio, a poesia, livros e o violão foram voos alçados para fora da janela de um apartamento de 42m2 - sem certezas; que vieram depois de 2 anos estudando música por música, poesia por poesia, palavra por palavra dos discursos que formaram o disco 'Me Curo'. Junto com Memeu Cabral, percussionista, arranjei e redescobri cada canção e assim fomos dando forma ao álbum entre as escolhas das canções para compô-lo e o discurso que ele apresenta", conta.
Com um convite para a dança, o trabalho tem a direção musical da guitarrista Thais Naomi, formada pela Berklee College of Music em Boston/ Massachusetts, responsável ainda pelos arranjos musicais do disco que conta com letristas como Carla Pozo, Cris Morais e da vencedora do prêmio Jabuti de Literatura, a poetisa Geni Guimarães.
Thiago traz em sua essência musical uma forte influência da música e da cultura brasileira, buscando firmar o álbum como uma obra coletiva, mostrando ao público referências como Caetano Veloso e Chico César, determinantes na carreira do artista.
"A música sempre esteve dentro de casa de várias maneiras, meu pai com suas canções dos anos 30 a 70, tocando e cantando, logo após meu irmão com as bandas dele como Ramones Cover e as influências musicais internacionais dos anos 80 a 2000. A partida disso, o vasto campo que me criou! Tenho como principais influências musicais dos tempos de adolescente Raul Seixas, Renato Russo, Elis Regina, Alcione, sempre Caetano Veloso e desde "ao vivos" de Chico César, Elza Soares, etc... muito samba, muito rock e poesia", lembra.
"Me Curo" o show, terá no palco um formato de sexteto com Thiago Fernando (na voz e no violão) e a participação dos músicos Thais Naomi (direção musical e guitarra); Cynthia Santos ( contrabaixo); Renata Rubilar (bateria); Memeu Cabral (percussão) e Julio Santana (teclados). Com uma hora e dez minutos de duração o show conta com a produção executiva de Valéria Custódio.
E como sexta- feira pede música nova, convido os leitores do Falando em Sol para conhecer "Nú", primeiro single do álbum "Me Curo", de Thiago Fernando.
Comentários
Postar um comentário