Atitude- as divas da nossa música que assim como Luísa Sonsa cantaram para seus amados
Fotos: Reprodução Internet
Aí foi aquele disse que me disse. É bossa? Não é?
Veio Caetano Veloso e assinou o atestado de que de fato é bossa por causa do violão base.
Nelson Motta, com toda sensibilidade que lhe é característica, escreveu um texto em seu Instagram explicando historicamente as canções de amor feitas por compositoras brasileiras. Na verdade, canções de amor com eu-lírico feminino existem desde os tempos medievais, se buscarmos na literatura. Pra fazer uma canção e declarar tudo o que sente, ou até mesmo interpretá-la e dedicá-la para alguém é preciso ter muita coragem. Em tempos de ódio gratuito, demonstrar amor é considerado crime inafiançável com júri público pronto para atacar.
E hoje, eu, que acho lindas manifestações de amor como esta - me chamem de "cafona"- trago aqui no Falando em Sol 5 músicas cantadas para musos.
Vamos começar pela polêmica Chico?
A cantora e compositora gaúcha fez esta belíssima declaração para seu namorado Chico Moedas. Na música menciona "Folhetim", de outro Chico que amamos. Aliás em "Melhor Sozinha", Sonza também cita Buarque, ao cantar " e me beija com a boca de hortelã".
Chico: receba a música e essa menina com todo carinho por favor. Tia Tati aqui sai em defesa dela. E eu sou "Braba" como ela e pra piorar Valente...rs
Luisa: já aprendi a tocar Chico no violão!!!!
Também dessa nova geração, a diva Iza fez uma música para seu novo namorado Yuri Lima, jogador de futebol . A letra foi inspirada em momentos vividos pelos dois.
Digamos...bem calientes.
Ué gente, mulher também pode expressar o que sente .
Em que século vocês vivem?
Marisa Monte é super discreta.
A sereia - assim que a chamo, porque ela é uma- traz em suas canções declarações lindíssimas de amor. Não sei para quem, mas "A Sua" , tem em sua letra uma das demonstrações mais perfeitas que já vi...
"Mas te quero livre também, como o tempo vai e o vento vem"
Deixa eu ir ali no banheiro chorar um pouquinho...
Como poderia falar de mulheres que cantam o amor com liberdade de expressão sem falar da Padroeira de todas nós?
Mas mesmo com toda cabeça revolucionária que tinha cantora e compositora, não ficou livre de ser picada pelo bichinho do ciúmes. . Para se redimir de uma briga com o amado Roberto de Carvalho, escreveu um bilhete pedindo perdão. E ele, lindo, apaixonado fez da carta essa canção...
Neste vídeo com a maravilhosa Paula Toller.
"Você é meu amor em tom menor..."
Ah não poderia faltar ela, a master, a super, a tudo de bom: Alcione. Ela que cantou "Garoto Maroto", " Meu Ébano", " A Loba", "Estranha Loucura", dá vida a declarações com sua voz maravilhosa. Que homem não se sentiria feliz ao ouvir um carinho desses?
Pra hoje escolhi " Amor em Tom Menor", uma composição de Alcione e Nilton Barros, lançada no ano de 1983 no álbum "Almas & Canções ".
Marrom, minha diva...fico imaginando Chico na sua voz...
Comentários
Postar um comentário