Pular para o conteúdo principal

Top 5: Elas já cantaram para eles...

 


Atitude- as divas da nossa música que assim como Luísa Sonsa cantaram para seus amados
Fotos: Reprodução Internet

Tá todo mundo falando do "The Town", dos shows maravilhosos, das polêmicas, homenagens. Mas como eu não sou todo mundo - até mesmo porque não fui, rs - vou falar sobre uma música que esta semana virou hit, grudou na minha e na cabeça de muitos brasileiros.  Com uma declaração de amor para seu namorado Chico, no melhor estilo bossa-nova, Luísa Sonza conquistou o topo das paradas no Spotify.
Aí foi aquele disse que me disse. É bossa? Não é? 
Veio Caetano Veloso e assinou o atestado de que de fato é bossa por causa do violão base.
Nelson Motta, com toda sensibilidade que lhe é característica, escreveu um texto em seu Instagram explicando historicamente as canções de amor feitas por compositoras brasileiras. Na verdade, canções de amor com eu-lírico feminino existem desde os tempos medievais, se buscarmos na literatura. Pra fazer uma canção e declarar tudo o que sente, ou até mesmo interpretá-la e dedicá-la para alguém é preciso ter muita coragem. Em tempos de ódio gratuito, demonstrar amor é considerado crime inafiançável com júri público pronto para atacar. 
E hoje, eu, que acho lindas manifestações de amor como esta - me chamem de "cafona"- trago aqui no Falando em Sol 5 músicas cantadas para musos.

Vamos começar pela polêmica Chico?
A cantora e compositora gaúcha fez esta belíssima declaração para seu namorado Chico Moedas. Na música menciona "Folhetim", de outro Chico que amamos. Aliás em "Melhor Sozinha", Sonza também cita Buarque, ao cantar " e me beija com a boca de hortelã".
Chico: receba a música e essa menina com todo carinho por favor. Tia Tati aqui sai em defesa dela. E eu sou "Braba" como ela  e pra piorar Valente...rs
Luisa: já aprendi a tocar Chico no violão!!!!


Também dessa nova geração, a diva Iza fez uma música para seu novo namorado Yuri Lima, jogador de futebol . A letra foi inspirada em momentos vividos pelos dois. 
Digamos...bem calientes.
 Ué gente, mulher também pode expressar o que sente . 
Em que século vocês vivem?


Marisa Monte é super discreta. 
A sereia - assim que a chamo, porque ela é uma- traz em suas canções declarações lindíssimas de amor. Não sei para quem, mas "A Sua" , tem em sua letra uma das demonstrações mais perfeitas que já vi...
 "Mas te quero livre também, como o tempo vai e o vento vem"
Deixa eu ir ali no banheiro chorar um pouquinho...


Rita... 
Como poderia falar de mulheres que cantam o amor com liberdade de expressão sem falar da Padroeira de todas nós?
Mas mesmo com toda cabeça revolucionária que tinha cantora e compositora, não ficou livre de ser picada pelo bichinho do ciúmes. . Para se redimir de uma briga com o amado Roberto de Carvalho, escreveu um bilhete pedindo perdão. E ele, lindo, apaixonado fez da carta essa canção...
Neste vídeo com a maravilhosa Paula Toller.



"Você é meu amor em tom menor..."
Ah não poderia faltar ela, a master, a super, a tudo de bom:  Alcione.  Ela que cantou "Garoto Maroto", " Meu Ébano", " A Loba", "Estranha Loucura", dá vida a declarações com sua voz maravilhosa. Que homem não se sentiria feliz ao ouvir um carinho desses?
Pra hoje escolhi " Amor em Tom Menor", uma composição de Alcione e Nilton Barros, lançada no ano de 1983 no álbum "Almas & Canções ".
Marrom, minha diva...fico imaginando Chico na sua voz...


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Djavan e Eles

Pétala - dia de celebrar o cantor e compositor muso deste blog e de muitos outros poetas e escritores Foto: Tati Valente Dia de Djavanear o que há de bom. Os leitores do Falando em Sol já estão cansados de saber o apreço que tenho pela obra do alagoano Djavan Caetano Vianna, e que todo ano, esta data aqui é celebrada em forma de palavras. O que posso fazer, se Djavan "invade e fim"? Para comemorar seu 76º aniversário, selecionei cinco momentos em que ele dividiu cena com outros nomes da música popular brasileira. O resultado: um oceano de beleza. Tudo começou aqui. Este foi o meu primeiro contato com Djavan e tenho a certeza que de toda uma geração que nasceu nos anos 1980. Ele é Superfantástico! Edgard Poças...obrigada por isso... Azul é linda, amo ouvir e cantar até cansar...  Com Gal e Djavan então...o céu não perde o azul nunca... Esse vídeo foi em um Som Brasil, no ano de 1994. Desculpem, posso até parecer monotemática, mas Amor de Índio é linda. Mais linda ainda com est...

Quinta da Saudade : Barracão de Zinco

Véspera de Natal e dia da famosa quinta da saudade. E a data esse ano pede (deveria pedir sempre) reflexões sobre nossas atitudes e o que podemos fazer para melhorar, evoluir. Especialmente num ano de tantas perdas, em que muitas vezes tivemos de abrir mão de estar com quem amamos para preservá-los.  E Natal para mim, desde a infância teve uma atmosfera mágica : desde o decorar a casa, até acreditar no Papai Noel e esperar pela meia-noite sempre foi muito aguardado, e ainda é. Mas o papo aqui é música, e vou contar a história de uma serenata que me lembro ter participado ainda criança (década de 80)  lá no bairro do Embaú, em Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba. Todos os anos nos reuníamos entre familiares e amigos e o samba era o ritmo que fazia a trilha sonora das festas. Ali tocavam Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Originais do Samba, Beth Carvalho, Clara Nunes, Almir Guineto, Martinho da Vila e assim a noite corria. Uma tia avó, chamada Cândida (Vó Dolinha para nós), g...

Bituca é Nosso!

Cara Academia do Grammy. Fica aqui nossa indignação pela forma como nosso Milton Nascimento foi recebido no evento de ontem. Sem mais, Tatiana Valente, editora responsável pelo Falando Em Sol.