Ai...
Primeira quinta da saudade do meu novo ciclo. Tinha inúmeros temas para dividir com vocês, pois quem me acompanha aqui no Falando em Sol sabe que este é o coração do Blog. É o dia em que abro minha caixa de lembranças cheias de saudades embaladas pela minha trilha sonora afetiva.
Ontem, Chico Buarque completou 80 e aqui sempre fiz questão de mostrar o quanto ele é importante , Yolanda é uma de minhas favoritas. Mas uma notícia que li ontem antes de dormir deixou meu coração pequenininho. O Chrystian, que fazia dupla com o irmão Ralf, faleceu, após um mal estar.
Foi por eles, em uma fita cassete que conheci a Yolanda de Chico. Os irmãos, no fim dos anos 80 e início dos anos 90 eram constantes na minha casa e no toca - fitas da Brasília ou da Paraty do meu pai. Como já contei, tenho dentro desse peito uma raiz sertaneja e ela pulsa desde a minha infância e nos ramos desta raiz os irmãos estão sempre presentes.
A dupla tinha um repertório muito variado e interpretava além de autorais que viraram hits como a sofrida e emocionante "Chora Peito" e do country delicioso "Nova York", músicas de outros compositores amados como Ed Wilson, Chico Roque Lourival dos Santos, Jorge Vercillo, Rio Negro, Fagner e Fausto Nilo . Embora o sertanejo fosse o segmento deles, o romantismo era predominante nas canções, o que fazia com que minha irmã e eu formássemos nossa dupla, ela menor "Chrystian" e eu, comprida, a "Ralf", e fazíamos registros em vídeo dramatizando " Sou Eu" (Entre ela e eu) com toda verdade de duas crianças que gostavam de ouvir a dupla, conhecida ainda pelo bom humor que mostravam nos programas que participaram. O Chrystian, ou o goiano José Pereira, além de ser um intérprete de músicas românticas na língua inglesa nos anos 70, era um humorista de mão cheia, e sempre contava ótimas piadas nos programas de TV nos quais participava arrancando gargalhadas de toda plateia.
Hoje minha quinta da Saudade será dedicada para eles...
Se for falar aqui todas as minhas favoritas vou ficar o dia todo listando e contando histórias, afinal de contas eu também tive " um sonho de ir pra Nova York, levar o namorado...".
Mas a minha xodó cantada por eles é Ansiedade, versão de Raimundo Fagner e Fausto Nilo para Ansiedad de Besarte de José Enrique Sarabia Rodriguez. A canção fala sobre saudade de uma forma muito bonita, sobre a "tristeza de estar sem ti". Ela está no álbum Chrystian & Ralf (volume 8) lançado em 1991 e conta com a participação do Trio Irakitan. Foi com este álbum que meu carinho pela dupla começou...
Comentários
Postar um comentário