Top 5: Lulu, Prêmio de excelência musical no Grammy Latino 2024
É NOSSO- Lulu Santos será homenageado por contribuições de valor artístico excepcional pelo Grammy Latino 2024
Foto: Jorge Bispo
Ahaaaa...
Acharam que o Falando Sol ia ficar de fora das comemorações né?
Nunca. Jamais.
Afinal de contas o muso inspirador de tudo isso aqui foi anunciado no dia de hoje como o homenageado pelo Grammy Latino 2024 com o Prêmio de Excelência Musical por suas contribuições de valor artístico excepcional para a música latina e suas comunidades. Confesso que fiquei extremamente emocionada, como se um parente muito próximo recebesse esse prêmio. Sim, caí no choro.
Como os leitores deste blog já sabem esta jornalista aqui acompanha a carreira de Lulu há 31 anos e faz questão de mostrar algumas de suas músicas e álbuns.
Hoje, em ritmo de festa vou mostrar 5 motivos pelos quais Lulu merece e muito este prêmio por sua genialidade em misturar ritmos, culturas e pela atemporalidade de sua obra.
Lulu teve suas primeiras intenções musicais no rock. Assim era o repertorio da banda que tinha ainda menino. Isso se reflete em sua obra. Os Beatles são inspirações para ele, e sempre trouxe algo dos garotos de Liverpool para sua música . Como as versões de "Here Comes the Sun"(leia aqui ) e de " Get Back", que ganhou a versão "De Leve". Foi lançada em 1982 no álbum "Tempos Modernos".
Quem acompanha as redes do músico, muitas vezes é agraciado com vídeos dele - registros de Clebson- tocando o bom e velho blues. E muitos de seus álbuns como "Honolulu", " Letra e Música", trazem alguma canção nesse ritmo. Para hoje escolhi a vinheta "Influência do Blues", do álbum " Lulu canta & toca Roberto e Erasmo".
Ai... essa guitarra me arrepia a alma...
Lulu já gravou samba. "Liga lá " tem " Chico Brito" de Alfonso Teixeira e Wilson Batista. "Popsambalanço" - quem tiver curiosidade escrevi sobre esse álbum maravilhoso aqui - traz o astro cantando o "Samba dos Animais" de Jorge Mautner. Em Anti Ciclone Tropical trouxe do mesmo compositor, " Pipoca a Meia Noite".
Mas meu samba favorito é um de composição dele com Péricles Cavalcanti : "Mina d Prazer", do álbum Honolulu. Uma mistura de samba, eletrônico, rumba. Uma coisa bem latina, sabe?
Inclusive parei de escrever para sambar...
Para se defender o amor livre de todo e qualquer tipo de preconceito é preciso ser muito valente. E o Luiz Maurício em 1988 teve a coragem de gravar o hino da liberdade do amor.
Imaginem vocês cantar "consideramos justa toda forma de amor" em um país recém saído de anos de repressão e ditadura militar?
É preciso ter MUITA coragem.
Cantar em inglês para quem passou parte da infância nos Estados Unidos é algo natural . Mas Lulu, sempre buscou trazer para sua obra outras culturas, seja na musicalidade ou mesmo cantando outros compositores. Foi por meio dele que conheci Charly Garcia, considerado o pai do rock argentino.
Com vocês, o homenageado com o Prêmio de Excelência Musical do Grammy Latino, Lulu Santos, interpretando " De Mi"...
E eu vou parar de escrever porque daria um livro de tantos motivos que tenho...
Comentários
Postar um comentário