No Manouche - dupla formada pelas atrizes,cantoras e compositoras Stella Miranda e Katia Bronstein, se apresenta nos dias 29 e trinta em casa de espetáculos carioca
Foto: Priscila Prade
Elas estão de volta!
Depois de 30 anos em turnês pelo Brasil, Equador, Guianas, Guatemala e um sucesso imenso no Paraguai, o público carioca terá a oportunidade de conhecer o que há de melhor e mais divertido na música tradicional raiz brasileira. A dupla Xicotinho & Salto Alto se apresenta nos dias 29 e 30 de janeiro no Manouche, no Rio de Janeiro.
A história das artistas começou no início dos anos 1990, quando a sonhadora Xicotinho, nascida em Itapira, no interior do estado de São Paulo decidiu pegar estrada rumo a seu maior sonho: cantar a alma caipira e se tornar uma super-heroína do sertão. O destino, um roteirista cheio de artimanhas e muito criativo, quis que a cantora conhecesse em uma casa de shows na beira de uma estrada a também artista Salto Alto. Lá ainda conheceram o cabeleireiro e estilista Gringo Cardia, indicação de uma amiga íntima de Xicotinho- Daniela Mercury- que se tornou empresário da dupla. O sucesso foi garantido.
Do Brasil foram parar no Tennessee, a terra do country americano, onde gravaram um videoclipe que causou um grande burburinho no local. Gringo decidiu então levá-las para Nashville, mas foi preso por sonegação de impostos, e o trio fixou residência no Paraguai por dez longos anos.
Como já contei aqui no Falando em Sol, as meninas abalaram o universo sertanejo naquela década, conhecida na sua maioria pela ascensão de duplas masculinas. O repertório trazia toda verdade da música tradicional caipira brasileira, com um toque de country music, compositores como Marisa Monte, Herbert Vianna e Titäs, até Lindomar Castilho e Carlos Gomes. Mas tudo isso com muito bom humor, a principal marca de Xicotinho & Salto Alto. E uma afinação absoluta, em tempos em que não se usava artifício nenhum para alterar as vozes.
Na verdade, Xicotinho & Salto Alto são avatares - como preferem chamar- das atrizes, compositoras e cantoras Stella Miranda e Katia Bronstein, que na apresentação da próxima semana contarão com uma banda mega competente com Kassin no contrabaixo, Charles Gavin na bateria, Rick Ferreira na guitarra e Fabrizio lorio nos teclados.
Os músicos são conhecidos por seus trabalhos de extrema relevância no mundo musical. Kassin - produtor musical das estrelas, compositor e multi- instrumentista eclético. Charles Gavin, o maravilhoso apresentador e baterista dos Titãs . Rick Ferreira - lenda do rock nacional, fiel escudeiro de Raul Seixas. Fabrizio lorio - super tecladista e parceiro de Rick Ferreira. No repertório além das canções já lançadas por elas as canções ganham um toque de humor e ousadia, numa salada pop, com músicas de João Gomes, Tom Waits e Almir Sater.
" Eu e Stella viemos do universo teatral, da música, do musical, do teatro. Então a gente junta nossa história, nossa trajetória nesses personagens, nesses avatares. Particularmente, sou muito ligada no canto em duas vozes, porque ouvi muito Beatles, muito Milton Nascimento, a música brasileira, os contra- cantos, então são essas minhas inspirações. Não diria que venho do universo sertanejo, eu curto muito, me emociono muito com a música brasileira raiz, todas as expressões genuínas brasileiras, então o instrumento, a viola caipira que estou usando, tenho cinco discos meus, muita coisa autoral e, estou usando a viola caipira no trabalho novo. A gente brinca com esse universo todo, mas não vem deste universo", conta Katia Bronstein, ou Salto Alto.
E para animar a sexta dos leitores do Falando em Sol, compartilho aqui uma de minhas favoritas da dupla: " Tem radinho no Trator", uma versão de Stella Miranda para "Tapedeck is His Tractor" de Ronee Blakley.
Serviço
Xicotinho & Salto Alto
Onde : Manouche - Rua Jardim Botânico, 983. 4
Quando: Quarta, 29/01 e Quinta 30/01. Horário 21h. Abertura da casa 20h.
Ingressos R$ 70,00 a R$ 140,00 no site https://tinyurl.com/ManoucheXicotinhoSaltoAlto
Estacionamento dentro do Jockey Club, com valores por hora e diária a consultar.
Comentários
Postar um comentário