Pular para o conteúdo principal

Brenô une música e poesia amanhã no Casarão do Carmo

 


Homenagem - cantor e compositor  celebra autores mogianos em show que contará com as participações especiais de Monny Mariano, Helô Cabral e Família Novais
Foto: Maurício Noro

    Os mogianos  que comparecerem amanhã, 17 de setembro, no Casarão do Carmo, localizado no centro histórico de Mogi das Cruzes terá a oportunidade de conferir o resultado de pesquisa e amor à arte da cidade. A partir das 19 horas o cantor e compositor Brenô apresentará o show "Vozes de Mogi", em parceria com o projeto "Encontros Poéticos" do escritor Walter Aguiar. O espetáculo conta com o apoio do Edital 009/2024, Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes.

"Esse show de amanhã é fruto de um projeto da Lei Aldir Blanc, onde fui contemplado para realizar um trabalho de pesquisa cultural e decidi pesquisar poemas de autores de Mogi, pois há alguns anos atrás a convite do Michael Meyson, eu e mais alguns artistas musicamos alguns poemas de autores mogianos do século passado e apresentamos as músicas no Centro Cultural. Fui à biblioteca de Mogi e o Auro Malaquias , o bibliotecário, comentou comigo de uma coletânea independente de um autor mogiano: o Walter Aguiar, que começou a juntar outros autores (preferencialmente da cidade ou da região), dez autores por livro (cinco homens e cinco mulheres), com 10 poesias cada, dividindo os custos de publicação e nasceu assim a coletânea Encontro em 2007, chegando no ano de 2023 a sua 17ª edição. Como gostei bastante do nome e da proposta independente do Walter, escolhi a coletânea como fonte de pesquisa para meu estudo, li todas as 17 edições e selecionei alguns poemas inicialmente, após fiz mais um filtro e por fim, escolhi seis poemas de autores diferentes três homens e três mulheres. Musiquei esses poemas agora no mês de agosto e junto da Deizy Mano, minha produtora, começamos a preparar o show, fiz contato com os autores para solicitar a autorização de utilização da obra deles e também para convida los a participar no show declamando sua poesia antes de ser apresentada em forma de música e para a nossa felicidade, todos gostaram muito e toparam", lembra Brenô.

A escolha do mês de setembro para a realização do show foi uma forma do artista homenagear a cidade, que celebrou 465 no dia primeiro. Os autores que tiveram seus poemas escolhidos foram: Neide Sardinha, Roberto L. Cardoso, Gabriela Souza, Ivone Pinhal , Auro Malaquias dos Santos e Walter Aguiar. Brenô contou ainda com a parceria e apoio de Sheila Kuno, integrante do grupo D'Versos, que com frequência se reúne no Casarão do Carmo para trocas de inspirações e dividir a paixão pela escrita e literatura. Participam ainda Monny Mariano, Helô Cabral e Família Novais.

" No 'Poetas em Pauta' eles sempre homenageiam algum autor. Como eu tinha a intenção de homenagear o Walter Aguiar pela sua bravura e iniciativa de estimular e organizar uma publicação de autores da cidade há tantos anos, dando voz e possibilidade de realização para diversos amantes da poesia, acabou casando com a minha proposta o que elas já realizam frequentemente no Casarão", conta.

Serviço

Brenô apresenta " Vozes de Mogi em parceria com Encontros Poéticos de Walter Aguiar"

Quando : 17/09 (amanhã) às 19 horas

Onde : Casarão do Carmo, Rua José Bonifácio 516, Centro de Mogi das Cruzes

Entrada Gratuita

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centenário Inezita Barroso

  Centenário - pesquisadora de nossa cultura popular, Inezita reunia gerações em seu programa exibido todos os domingos pela TV Cultura Foto: Reprodução Itaú Cultural Ontem, dia 4 de março, foi celebrado o centenário de uma mulher, que enquanto esteve aqui, neste plano, viveu por e para a música brasileira: Inezita Barroso. Conhecida como  a "D ama da Música Caipira", por trinta anos  abriu as portas de seu programa Viola, Minha Viola, exibido pela TV Cultura, para receber artistas da velha e nova geração.  Nascida Ignez Madalena Aranha de Lima no ano de 1925 na cidade de São Paulo adotou o sobrenome Barroso do marido. Foi atriz, bibliotecária, cantora, folclorista, apresentadora de rádio e TV.  Segundo a neta, Paula Maia publicou em seu Instagram, foi uma das primeiras mulheres a tirar carteira de habilitação e viajou por todo país para registrar músicas do folclore brasileiro.  Recebeu da Universidade de Lisboa o título de honoris causa em folclore e art...

Bituca é Nosso!

Cara Academia do Grammy. Fica aqui nossa indignação pela forma como nosso Milton Nascimento foi recebido no evento de ontem. Sem mais, Tatiana Valente, editora responsável pelo Falando Em Sol.  

Djavan e Eles

Pétala - dia de celebrar o cantor e compositor muso deste blog e de muitos outros poetas e escritores Foto: Tati Valente Dia de Djavanear o que há de bom. Os leitores do Falando em Sol já estão cansados de saber o apreço que tenho pela obra do alagoano Djavan Caetano Vianna, e que todo ano, esta data aqui é celebrada em forma de palavras. O que posso fazer, se Djavan "invade e fim"? Para comemorar seu 76º aniversário, selecionei cinco momentos em que ele dividiu cena com outros nomes da música popular brasileira. O resultado: um oceano de beleza. Tudo começou aqui. Este foi o meu primeiro contato com Djavan e tenho a certeza que de toda uma geração que nasceu nos anos 1980. Ele é Superfantástico! Edgard Poças...obrigada por isso... Azul é linda, amo ouvir e cantar até cansar...  Com Gal e Djavan então...o céu não perde o azul nunca... Esse vídeo foi em um Som Brasil, no ano de 1994. Desculpem, posso até parecer monotemática, mas Amor de Índio é linda. Mais linda ainda com est...