Hoje o Falando em Sol traz para vocês uma descoberta que fiz nas redes. Falo da cantautora Luz Stella Salazar - Pluma, verso y canción, que no dia 5 de dezembro lançou o videoclipe do single “Amores que no mueren”, faixa que integra o EP “Bons Ventos”, publicado nas plataformas digitais em maio de 2025.
" 'Amores que no mueren ' eu compus em 2024 e lapidei em 2025, quando a gravei. Ela é inspirada em vivências pessoais que também são comuns a outras pessoas: amores que, apesar de danos ou distâncias, continuam vivos e, às vezes, são capazes de ter segundas oportunidades, ou não, mas não morrem. E não se refere apenas a vínculos de casal, mas também a laços familiares. A canção é uma ode ao amor e à esperança, e incentiva a seguir em frente, a ouvir o coração, a ser valente e a tomar novos caminhos ou oportunidades que a vida nos apresenta nesses campos afetivos", conta a artista que ainda detalha como foi feita a melodia da canção.
"Eu a fiz em uma fusão de ritmos do folclore do Pacífico e do Caribe, resultando em um tema romântico, mas com muito sabor, que convida a senti-lo com a alma e a dançá-lo. Tem mistura de aguabajo, son, salsa e pop".
A estrutura é dinâmica e variada, com estrofes, refrão, pregões em contracanto, ponte, refrão com variação e coda falada. A produção musical aposta em uma organologia híbrida, reunindo instrumentos folclóricos, como marimba de chonta, guasá, tambora, congas e gaitas, à instrumentos contemporâneos, como piano, guitarra e baixo, todos gravados presencialmente.
Os músicos responsáveis são Miguel González e Yerri Bernal, que também assina a produção musical do projeto. Durante a fase de pré-produção, o refrão havia sido concebido em um rap melódico. No entanto, ao longo da gravação da demo no Feeling Studios, em parceria com o produtor Yerri Bernal, foi proposta uma variação rítmica para dar mais balanço ao trecho. A sugestão foi incorporada e passou a integrar a versão final da música.
O videoclipe de “Amores que não morrem” foi gravado majoritariamente em Cartagena das Índias, na Colômbia, valorizando paisagens e atmosferas que dialogam com o espírito da canção. A produção audiovisual ficou a cargo do Feeling Studios, em parceria com Yerri Bernal, de Cali (Colômbia).Com o lançamento do clipe, a faixa consolida-se como o sexto e último single do EP “Bons Ventos”, encerrando o projeto com uma mensagem de afeto, resistência emocional e celebração do amor em suas múltiplas formas.
(entrevista cedida por Luz à Tatiana Valente por Instagram)

Quedó genial, muchas gracias, Tati querida, abrazo enorme, éxitos, bendiciones inmensas, una muy feliz Navidad y un año nuevo pleno de prosperidad... 🌹🤗🙏🏼🙂💯👏🏼✨🎄😘
ResponderExcluirPluma, verso y canción - Luz Stella Salazar L.