Pular para o conteúdo principal

Sons urbanos viram beats em single que homenageia São Paulo

 


Em SP- DJ português Free The Noise capta ruídos da cidade e cria single em colaboração com a cantora Maíra Guedes
Foto: Marcela Maldonado

Na correria do dia a dia, os passos apressados daqueles que vivem na cidade que não para nunca. Sons diversos  como ruídos do  trânsito, dos trens do metrô, dos pássaros que resistem, dos aviões, dos vendedores ambulantes e das conversas, se misturam. O que, para muitos, pode parecer apenas um grande barulho, até mesmo poluição sonora para outros pode virar matéria prima para arte. É isso que faz o DJ português Free The Noise, que viaja pelo mundo captando os sons das cidades e transforma os ruídos em beats, resultando em uma dance music deliciosa e única, com a cara de cada lugar. Para celebrar os 472 anos da nossa capital, no último 25 de janeiro, lançou em todas as plataformas musicais, em parceria com a cantora e compositora Maíra Guedes, o feat “São Paulo”.

“Nós nos conhecemos pelo Instagram mesmo. Um dia passou um vídeo dele no meu feed e comecei a seguir. Em outro vídeo, comentei; ele passou a me seguir e, um dia, me mandou uma mensagem dizendo ter gostado do meu trabalho. Conversamos sobre a possibilidade de fazermos uma parceria, mas eu não conseguia ir para a Europa na época e ele não tinha planos de vir para o Brasil, então ficou essa coisa no ar. Depois de um bom tempo, ele teve a oportunidade de vir ao Brasil e me avisou, e eu falei: bora nisso. Achei o projeto muito interessante. Enquanto a gente andava por São Paulo e ele ia captando os sons, eu ficava mais maravilhada com o processo dele”, lembra Maíra.

Segundo a artista, cada som captado se transformou em beat, base da música. O DJ não aceita outras interferências senão aquilo que foi registrado por seu gravador. A cada canto da capital, um registro: os sons do Beco do Batman, o quicar de uma bola de basquete de um garoto no Parque do Ibirapuera, a sirene do carro dos policiais na Paulista (com a autorização deles), os sons da Liberdade e dos metrôs. Tudo isso foi registrado pela videomaker Marcela Maldonado, que acompanhou cada lugar visitado pela dupla.

“A gente foi andando pela cidade, captando esses sons e lapidando a música. A única coisa que foi gravada depois foi a minha voz. Foi um processo criativo muito legal e muito diferente. As pessoas em volta ficam curiosas. Foi incrível”, conta a cantora.

Em seu canal no YouTube e em suas redes sociais, Free The Noise - “liberte o barulho”, no nosso bom e velho português - compartilha vídeos das músicas com batidas geradas pelos ruídos das cidades por onde passou, como Sevilha, Marrakesh, Lisboa, Valência e, agora, a nossa amada São Paulo. A letra da música é assinada por Maíra Guedes, cantora e compositora de Brasília, que nutre um grande carinho por Sampa, onde viveu por dez meses.

“Sou apaixonada por São Paulo. Tenho a sensação de que, nesta cidade, você pode ser quem quiser. A diversidade é tanta. Lembro de ter essa sensação da primeira vez que andei pela Paulista e pude observar que há todo tipo de gente. É uma cidade tão grandiosa, onde tanta coisa acontece. Eu sentia que os sonhos eram mais possíveis em São Paulo, a liberdade de ser quem quiser, de se vestir da forma que quiser. Na letra, quis passar essa leveza. A gente quis passar essa mensagem, que fosse algo gostoso de se ouvir, algo leve, com brasilidade, já que ele passou por vários lugares do mundo”, finaliza a cantora, que afirma: existe amor em SP.

Confira neste linko processo de criação de São Paulo :https://www.instagram.com/reel/DNyvx9eVOGh/?igsh=MWszMDdwZ2psYTU2Zg==



Comentários

  1. Eu fiquei impactada com a ideia e criatividade do Free the noise. Um trabalho diferente de tudo o que já vi.. Que aliado a composição da Maira ficou perfeito. Que eles possam se encontrar mais vezes para presentear outros lugares do nosso Brasil com mais composições. Matéria linda da Tati Valente. Amei tudo! ❤️ parabéns a todos os envolvidos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Centenário Inezita Barroso

  Centenário - pesquisadora de nossa cultura popular, Inezita reunia gerações em seu programa exibido todos os domingos pela TV Cultura Foto: Reprodução Itaú Cultural Ontem, dia 4 de março, foi celebrado o centenário de uma mulher, que enquanto esteve aqui, neste plano, viveu por e para a música brasileira: Inezita Barroso. Conhecida como  a "D ama da Música Caipira", por trinta anos  abriu as portas de seu programa Viola, Minha Viola, exibido pela TV Cultura, para receber artistas da velha e nova geração.  Nascida Ignez Madalena Aranha de Lima no ano de 1925 na cidade de São Paulo adotou o sobrenome Barroso do marido. Foi atriz, bibliotecária, cantora, folclorista, apresentadora de rádio e TV.  Segundo a neta, Paula Maia publicou em seu Instagram, foi uma das primeiras mulheres a tirar carteira de habilitação e viajou por todo país para registrar músicas do folclore brasileiro.  Recebeu da Universidade de Lisboa o título de honoris causa em folclore e art...

Para Lô...

    No dia de hoje nem tenho o que dizer ou escrever ao certo. Só sei que aprendi essa canção de Salomão Borges Filho ainda na infância, e já me tocava o trecho em que ele cantava: " se eu morrer não chore não, é só a lua..." Sim, foi a lua. Agora sei que te encontro lá toda vez que ouvir sua obra. Achei este registro de 2023, num dia que essa música estava na minha cabeça, pedindo para ser cantada. Ao mesmo tempo um bem-te-vi no muro começou a cantar. Nem ele resistiu à beleza de "Um girassol da cor do Seu Cabelo". Vai em paz Lô... Obrigada por tanto.

Go Back 80's celebra os 40 anos do Rock Brasil

    Rock Brasil - A Go Back 80's se apresenta no Clube do Choro  de Brasília nesta terça-feira levando o rock brasileiro da década de 80 para o público brasiliense                                  Foto: Estúdio Laborphoto      A década de 1980 foi determinante para a música brasileira. Foi neste período que surgiram as bandas de rock que fizeram história e firmaram o estilo musical no nosso país. Para homenagear os 40 anos do rock brasileiro, cinco músicos se reuniram para levar o bom e velho rock para todos os cantos. Nessa terça-feira, 10 de setembro, às 20 horas, a Go Back 80's se apresenta no Clube do Choro de Brasília com o show "40 anos de Rock Brasil". "A banda Go Back está em turnê pelo centro oeste, onde trás o show "40 anos de rock Brasil uma seleção de músicas e artistas que consagraram e edificaram esses estilo musical no Brasil. Uma forma de homenagem a este ...