Na correria do dia a dia, os passos apressados daqueles que vivem na cidade que não para nunca. Sons diversos como ruídos do trânsito, dos trens do metrô, dos pássaros que resistem, dos aviões, dos vendedores ambulantes e das conversas, se misturam. O que, para muitos, pode parecer apenas um grande barulho, até mesmo poluição sonora para outros pode virar matéria prima para arte. É isso que faz o DJ português Free The Noise, que viaja pelo mundo captando os sons das cidades e transforma os ruídos em beats, resultando em uma dance music deliciosa e única, com a cara de cada lugar. Para celebrar os 472 anos da nossa capital, no último 25 de janeiro, lançou em todas as plataformas musicais, em parceria com a cantora e compositora Maíra Guedes, o feat “São Paulo”.
“Nós nos conhecemos pelo Instagram mesmo. Um dia passou um vídeo dele no meu feed e comecei a seguir. Em outro vídeo, comentei; ele passou a me seguir e, um dia, me mandou uma mensagem dizendo ter gostado do meu trabalho. Conversamos sobre a possibilidade de fazermos uma parceria, mas eu não conseguia ir para a Europa na época e ele não tinha planos de vir para o Brasil, então ficou essa coisa no ar. Depois de um bom tempo, ele teve a oportunidade de vir ao Brasil e me avisou, e eu falei: bora nisso. Achei o projeto muito interessante. Enquanto a gente andava por São Paulo e ele ia captando os sons, eu ficava mais maravilhada com o processo dele”, lembra Maíra.
Segundo a artista, cada som captado se transformou em beat, base da música. O DJ não aceita outras interferências senão aquilo que foi registrado por seu gravador. A cada canto da capital, um registro: os sons do Beco do Batman, o quicar de uma bola de basquete de um garoto no Parque do Ibirapuera, a sirene do carro dos policiais na Paulista (com a autorização deles), os sons da Liberdade e dos metrôs. Tudo isso foi registrado pela videomaker Marcela Maldonado, que acompanhou cada lugar visitado pela dupla.
“A gente foi andando pela cidade, captando esses sons e lapidando a música. A única coisa que foi gravada depois foi a minha voz. Foi um processo criativo muito legal e muito diferente. As pessoas em volta ficam curiosas. Foi incrível”, conta a cantora.
Em seu canal no YouTube e em suas redes sociais, Free The Noise - “liberte o barulho”, no nosso bom e velho português - compartilha vídeos das músicas com batidas geradas pelos ruídos das cidades por onde passou, como Sevilha, Marrakesh, Lisboa, Valência e, agora, a nossa amada São Paulo. A letra da música é assinada por Maíra Guedes, cantora e compositora de Brasília, que nutre um grande carinho por Sampa, onde viveu por dez meses.
“Sou apaixonada por São Paulo. Tenho a sensação de que, nesta cidade, você pode ser quem quiser. A diversidade é tanta. Lembro de ter essa sensação da primeira vez que andei pela Paulista e pude observar que há todo tipo de gente. É uma cidade tão grandiosa, onde tanta coisa acontece. Eu sentia que os sonhos eram mais possíveis em São Paulo, a liberdade de ser quem quiser, de se vestir da forma que quiser. Na letra, quis passar essa leveza. A gente quis passar essa mensagem, que fosse algo gostoso de se ouvir, algo leve, com brasilidade, já que ele passou por vários lugares do mundo”, finaliza a cantora, que afirma: existe amor em SP.
Confira neste linko processo de criação de São Paulo :https://www.instagram.com/reel/DNyvx9eVOGh/?igsh=MWszMDdwZ2psYTU2Zg==

Muito bom!!!!
ResponderExcluirEu fiquei impactada com a ideia e criatividade do Free the noise. Um trabalho diferente de tudo o que já vi.. Que aliado a composição da Maira ficou perfeito. Que eles possam se encontrar mais vezes para presentear outros lugares do nosso Brasil com mais composições. Matéria linda da Tati Valente. Amei tudo! ❤️ parabéns a todos os envolvidos.
ResponderExcluir