Pular para o conteúdo principal

Top 10: Soy loca por Ti America

 

Latino- Bad Bunny cantou e uniu toda uma América no show de intervalo do Super Bowl ontem
Foto: Erik Rojas

    Acordei inspiradíssima. Acho que arrumei um novo crush. Já estou de olho nele desde o Grammy Latino, em novembro, mas ontem ele ganhou de vez meu coração. Benito Antonio, o nome dele (mais um Antonio na minha vida), ou mundialmente conhecido como Bad Bunny. O rapper, cantor, compositor, ator, e produtor porto-riquenho deu o recado no Super Bowl de ontem, cantando em alto e bom som que TODOS somos a América. E ainda botou a Lady Gaga para dançar salsa. Só teve uma pessoa com penteado de calopsita que não gostou muito do discurso, se disse preocupado de como a dança feita no estádio seria recebida pelas criancinhas que assistiam ao espetáculo (oi?).

Deixemos esse senhor para lá e foquemos no que interessa: somos loucos por ti America. Sim, somos todos hermanos e resolvi fazer aqui no Falando em Sol, ou Hablando de Sol, um Top dez com músicas que sempre me fizeram ter a certeza que sim, tenho alma e sangue latinos.

Nota da escritora: O Falando em Sol tem leitores de todos os países. Em especial da América Latina: países como Uruguai, Colômbia, Equador, Chile. Hoje, em respeito a eles  fiz a versão deste texto em espanhol. Botei pra funcionar o meu curso de espanhol do CCAA (risos). Viu, calopsita, até eu entendo o que ele disse. Acho bom o senhor procurar um cursinho de espanhol, afinal de contas eles sabem falar sua language.

    Me desperté increíblemente inspirada. Creo que encontré a alguien nuevo. Le tenía el ojo puesto desde los Premios Grammy Latinos en noviembre, pero ayer me conquistó por completo. Se llama Benito Antonio (otro Antonio más en mi vida), o como se le conoce mundialmente, Bad Bunny. El rapero, cantante, compositor, actor y productor puertorriqueño pronunció un mensaje contundente en el Super Bowl de ayer, alto y claro, declarando que TODOS somos América. Incluso hizo bailar salsa a Lady Gaga. Solo una persona con peinado de cacatúa no apreció el discurso, expresando su preocupación por cómo recibirían el baile en el estadio los niños que veían el espectáculo (¿en serio?).

Dejemos a ese caballero de lado y centrémonos en lo que importa: estamos locos por ti, América. Sí, todos somos latinos, y decidí crear una lista de los diez mejores aquí en Falando em Sol, o Hablando de Sol, con canciones que siempre me han convencido de que sí, tengo alma y sangre latinas.

Para começar eles, que me introduziram à música latina. Os Menudos foram sucesso mundial . Pra dançar não pode se reprimir hein?


Esta Mexicana conquistou o Brasil e o mundo com suas Marias. E ainda é uma cantante, ou melhor, uma cantora. Falo de Thalia, sucesso em Miami também. Esse vídeo abaixo foi gravado em um programa em NY. É, parece que os americanos gostam da música latina né?


Essa diva colombiana faz, segundo Wyclef Jean, um homem querer aprender a falar espanhol: Mi Casa, Su Casa. Shakira, né bebê?
Sou fã confessa. Desde o começo.


Ela também é diva, Colombiana. Ano passado no Grammy Latino fez um discurso emocionante, com orgulho de ser quem é. Falo de Karol G., com essa delícia de música. Adoro o começo desse videoclipe...me reconheço no videokê rs...


Ela abriu as portas para as cantoras e compositoras latinas .  De Cuba, La Reina: Gloria Estefan. Dancei muito essa Conga!


Ueeeeeepa!!!!
Pensaram que ele, que também arrasou no Super Bowl ontem ficaria de fora?
Vem Rick Martin... 
"¡Vamos a bailar!"


Agora vamos pro romantismo intenso que só os latinos sabem expressar? 
Luis Miguel nos ensinou a amar essa música. É a cara da saudade né?
La Barca é daquelas pra dançar "junto a la cara". 
¿Bailas conmigo?


"Light My Fire" do Doors já foi por muitos anos o toque do meu telefone. Mas tenho de confessar para vocês...
Me perdoa aí de cima Morrison. A minha releitura favorita é com o porto-riquenho Jose Feliciano. Gente a sensualidade na música vem na interpretação. Os latinos têm o molho!
Escutem isso...



Assim como Bunny, a compositora chilena Violeta Parra, trazia mensagens políticas e denuncias sociais em suas canções. Gravada por muitas outras cantoras e eternizada na voz de Mercedes Sosa, tem suas mensagens passadas de gerações e gerações. Para hoje, vou dividir com vocês a voz maravilhosa desta cantora, diva, nascida em Honduras, mas criada no Brasil : Indiana Nomma.
"Solo el amor con su ciencia nos vuelve tan inocentes..."


Caê, nosso capitão Marvel, que ganhou o Grammy por melhor álbum de Música Global com sua irmã Maria  Maravilhosa Bethânia, não poderia ficar de fora desta lista. Afinal de contas ele já cantava  ser loco por esta América maravilhosa.























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centenário Inezita Barroso

  Centenário - pesquisadora de nossa cultura popular, Inezita reunia gerações em seu programa exibido todos os domingos pela TV Cultura Foto: Reprodução Itaú Cultural Ontem, dia 4 de março, foi celebrado o centenário de uma mulher, que enquanto esteve aqui, neste plano, viveu por e para a música brasileira: Inezita Barroso. Conhecida como  a "D ama da Música Caipira", por trinta anos  abriu as portas de seu programa Viola, Minha Viola, exibido pela TV Cultura, para receber artistas da velha e nova geração.  Nascida Ignez Madalena Aranha de Lima no ano de 1925 na cidade de São Paulo adotou o sobrenome Barroso do marido. Foi atriz, bibliotecária, cantora, folclorista, apresentadora de rádio e TV.  Segundo a neta, Paula Maia publicou em seu Instagram, foi uma das primeiras mulheres a tirar carteira de habilitação e viajou por todo país para registrar músicas do folclore brasileiro.  Recebeu da Universidade de Lisboa o título de honoris causa em folclore e art...

Para Lô...

    No dia de hoje nem tenho o que dizer ou escrever ao certo. Só sei que aprendi essa canção de Salomão Borges Filho ainda na infância, e já me tocava o trecho em que ele cantava: " se eu morrer não chore não, é só a lua..." Sim, foi a lua. Agora sei que te encontro lá toda vez que ouvir sua obra. Achei este registro de 2023, num dia que essa música estava na minha cabeça, pedindo para ser cantada. Ao mesmo tempo um bem-te-vi no muro começou a cantar. Nem ele resistiu à beleza de "Um girassol da cor do Seu Cabelo". Vai em paz Lô... Obrigada por tanto.

Go Back 80's celebra os 40 anos do Rock Brasil

    Rock Brasil - A Go Back 80's se apresenta no Clube do Choro  de Brasília nesta terça-feira levando o rock brasileiro da década de 80 para o público brasiliense                                  Foto: Estúdio Laborphoto      A década de 1980 foi determinante para a música brasileira. Foi neste período que surgiram as bandas de rock que fizeram história e firmaram o estilo musical no nosso país. Para homenagear os 40 anos do rock brasileiro, cinco músicos se reuniram para levar o bom e velho rock para todos os cantos. Nessa terça-feira, 10 de setembro, às 20 horas, a Go Back 80's se apresenta no Clube do Choro de Brasília com o show "40 anos de Rock Brasil". "A banda Go Back está em turnê pelo centro oeste, onde trás o show "40 anos de rock Brasil uma seleção de músicas e artistas que consagraram e edificaram esses estilo musical no Brasil. Uma forma de homenagem a este ...