" Estive presente ao show de Gilberto Gil no dia 11 de abril deste ano, e trago a vocês, leitores do Falando em Sol, as minhas impressões. Todos diriam que foi um espetáculo memorável, cheio de hits, emocionante, mas tenho a obrigação de deixar aqui registrado que o show realmente apresentou todas essas características. Gostaria de acrescentar ainda que o show foi muito além do que essas impressões imediatas, foi, de fato uma aula de história brasileira.
Principalmente quando abordou o período de ditadura militar ocorrida em nosso país há alguns anos atrás. Da plateia temos a verdadeira impressão de uma conversa com um avô, tio, pai ou irmão mais velho de nome Gilberto Gil, no alto de sua mais completa sabedoria. Enquanto apresenta suas músicas memoráveis promove uma conversa com o público explicando sua inspiração, e suas parcerias durante a elaboração de suas letras e músicas.
Outra impressão muito marcante que tive durante a apresentação do nosso mestre é que os brasileiros, principalmente os estudantes deveriam estudar as letras das composições de Gilberto Gil Caetano Veloso, Milton Nascimento, Chico Buarque assim como são estudados as obras literárias de Machado de Assis ,Castro Alves, Clarice Lispector, Graciliano Ramos entre outros.
Tenho a dizer que que este show não é apenas uma despedida mas sim um grande alerta para a cultura brasileira de que nossos ídolos estão envelhecendo, nossos ídolos estão se aposentando, mas a nossa cultura não pode e não deve se aposentar com eles.
O Brasil necessita urgentemente valorizar a cultura que é produzida diariamente e divinamente neste país, tal como o pão nosso de todo dia . Obrigada mestre Gilberto Gil pela música pela noite pela história pela aula."
Infelizmente, estamos ficando órfãos de gênios icônicos como o Gilberto dentre tantos outros. Precisamos incarecidamente de novos ídolos para celebrar a cultura brasileira que é a mais rica do mundo.
ResponderExcluirDisse tudo Renatinha!!! A música brasileira , essa aí que vc fez poema, deve permanecer e eu venho vendo cantores novos , mesmo que sem a potência das nossa lendas, trazendo elas de vez em quando… é preciso que a humanidade volte a ver o belo a história e a melodia novamente!!🌷❤️
ResponderExcluirMto esclarecedor seus apontamentos , parabéns !!! Sandra
ResponderExcluirMais uma vez, querida RENATA, você transmite em sua análise e palavras, sentimentos de vários outros brasileiros (as) como VOCÊ, que desde sempre, ampliou seu conhecimento e cultura, por meio da música. GIL e tantos outros que você citou, só vieram agregar valores para o nosso País. E pagaram “caro” por carregar suas bandeiras e seus ideais. Contudo deixaram um belo legado quê geração como a sua, e outras que virão, poderão seguir ♥️ Parabéns!! Prima querida ♥️
ResponderExcluirQuerida amiga Renata. Sua amiga Joelma escrevendo por aqui. Preciso dizer que, obviamente, seu texto deixou-me inspirada a assistir esse show maravilhoso. A leveza e objetividade trazida em suas palavras ativou o meu sinal de alerta: além de trabalhar, quais momentos culturais estou proporcionando para minha mente? Amo as artes e suas manifestações em especial a dança e a música, minhas paixões também. Confesso que sendo PCD como você às vezes me limito a presenciar obras de arte como esse show maravilhoso de nosso querido Gil, até porque sabemos que em matéria de acessibilidade, o Brasil ainda tem muito que se aprimorar. Mas, definitivamente, me privar de momentos riquíssimos para o corpo e para alma não é uma opção. Parabéns pela linda resenha e homenagem ao nosso artista e por me lembrar o quão importante é a presença da cultura para nossa vida.
ResponderExcluiruau. Renata sempre assertiva nas suas escritas. Parabéns
ResponderExcluir